quinta-feira, 19 de maio de 2011
O misterioso “teaser poster” de On the road
O blog da LPM editores, que publica o filme “On The Road” aqui no Brasil, entrou em contato com Charles Gillibert, da Produtora MK2 de Paris e adivinhem? O teaser poster é FALSO!
No início desta semana, blogs do mundo inteiro começaram a divulgar o cartaz abaixo como sendo o “teaser poster” de On the road, o esperado filme dirigido por Walter Salles. Diziam que ele teria sido fotografado durante o Festival de Cannes 2011. A partir daí, alguns jornais também deram a notícia, chamando para “O primeiro cartaz do filme On the road“.
Eu só vi a foto desse poster hoje. E tudo nele me pareceu muito estranho.
Achei muito esquisito o cartaz não ter o nome da produtora do filme. Fiquei pensando que Walter Salles não é do tipo que queira se promover sozinho. Defendi aqui na editora que um “teaser poster” é algo comercial (ainda mais se estiver em Cannes) e que por isso seria sem sentido não mostrar os atores. Pra completar, fiquei com a impressão de que, além da estética não ter nada a ver com as fotos já divulgadas do filme, esse cartaz estava parecendo um trabalho de alunos de alguma faculdade de design.
Como a L&PM publica On the road, seria bom se também déssemos a notícia do “primeiro cartaz do filme” aqui no blog. Mas antes de fazer isso, resolvi verificar se ele era mesmo verdadeiro. Pra ter certeza de que se tratava (ou não) de um poster original, enviei um email para o produtor do filme, Charles Gillibert, da Produtora MK2 de Paris. O título da minha mensagem era: “teaser poster on the road? is true?”. Coloquei a foto em anexo. A resposta de Charles veio alguns minutos depois: “Dear Paula, It is absolutely not the OTR poster even not a teaser…” (Cara Paula, não é absolutamente o cartaz de OTR nem mesmo um teaser).
Agradeci a atenção dele e fiquei pensando que alguém deve estar muito feliz a essa hora. Contente por ter criado um cartaz que ficou famoso. Um poster que nada mais é do que… fake. Tentei achar onde a notícia começou e os primeiros blogs que divulgaram a imagem no Brasil dizem que a informação veio do site “The Play List“. Mas basta entrar lá para ver que o último post é de Outubro de 2010.
Resumo da ópera: o cartaz acima é uma fabulação, uma brincadeira, uma invenção. Um viral que foi, rapidamente, passando de blog em blog até chegar nos jornais. Não há dúvida de que a internet facilitou a vida dos jornalistas. Mas, às vezes, tenho a impressão de que essa facilidade faz com que eles esqueçam que nem tudo o que cai na rede é… peixe. Ou verdade.
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