terça-feira, 3 de abril de 2012

Entenda O Motivo De “Harry Potter”, “Jogos Vorazes” E “Crepúsculo” Serem Únicos




Você vê as manchetes o tempo topo:

“O próximo Harry Potter…”

“O próximo Crepúsculo…”

E agora, apesar de só estar nos cinemas há uma semana, “O próximo Jogos Vorazes…”

Deixe-me dizer, só para deixar registrado, que eu não suporto esses tipos de artigo. Não apenas levam a brigas odiosas e desnecessárias entre os fandoms, mas também são enganosos.

É por isso que não há “o próximo XYZ”… Essas séries são únicas elas mesmas. Terá a “próxima grande coisa”? Claro! Absolutamente! A próxima “coisa do momento” virá e será o próximo fenômeno cultural que deixará as pessoas animadas e a mídia zumbindo.

Mas nenhuma dessas próximas coisas podem ser comparados às grandes coisas que vieram antes delas. Porque, para ser uma “grande coisa”, ela têm que ter que ser única.

Harry Potter foi um fenômeno cultural que nunca poderá ser repetido. Ele impactou toda uma geração com seus livros e filmes. Despertou o interesse na leitura em crianças e jovens adultos, e capturou a imaginação de milhões de pessoas ao redor do mundo. Nunca haverá algo assim nunca mais.

Então, Crepúsculo veio junto. Esse, também, criou uma paixão pela leitura em um público novo. E isso provocou um frenesi cultural gigante entre os seus fãs (e seus haters). Mas a única coisa que o faz semelhante a Harry Potter foi o fato de os dois terem começado como livros!

O mesmo pode ser dito agora de Jogos Vorazes. Essa série não têm nenhuma semelhança com Harry Potter ou Crepúsculo, exceto pelo fato de que ele começou também como um livro e se tornou explosivamente popular.

Na verdade, o único fio que carrega essas comparações juntas é que eles eram livros que foram adaptados para filmes. Só isso!

Agora há novos livros – os livros YA – que estão em desenvolvimento para serem adaptados para filmes, e a mídia de comunicação já está os chamando de “os próximos XYZ”. Algumas dessas adaptações têm o potencial de virarem explosivamente populares? SIM. Mas eles NÃO são e nunca serão substitutos das séries que vieram antes deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião!