sábado, 21 de abril de 2012

Exposição De Arte Tem Kristen Stewart Como Tema

Aconteceu em Los Angeles entre 7/04 à 20/4 uma espécie de tributo à Kristen Stewart. Entitulada ‘Muchos KSTEW’, a exposição com curadoria da artista Julia Vickerman e colaboração de vários outros artistas, tinha como slogan: “Mergulhe na atmosfera de uma jovem misteriosa e olhe para seu rosto até tudo fazer sentido.” O site NextMovie fez uma entrevista com a curadora que você confere logo abaixo.




A noite de sábado no Meltdown em Los Angeles viu a abertura de um novo grupo de arte entitulado ‘Muchos KSTEW’. A coleção cumpriu com o prometido: muita e muita arte com Kristen Stewart, com aproximadamente 50 pessoas contribuindo com pinturas a óleo, aquarela, ponto-agulha e até esculturas de brinquedos sexuais para esta celebração da arte da atriz favorita de todos de Twilight.
Como você talvez imagine, eu fiquei imediatamente intrigado e animado pelo conceito, e eu seria feliz de ficar horas na fila para ser o primeiro a entrar na exposição. Infelizmente, eu moro na outra costa e tive que me contentar em falar com a criadora e curadora do show, a artista e animadora Julia Vickerman.
Originalmente, tinhamos concordado em falar por telefone domingo de manhã. Mas o show foi um triumfo e Julia teve que se recuperar da ressaca do sucesso até mais tarde. Embora ela estivesse cansada e ainda sobrecarregada, a excitação de Julia em relação a Kristen radiava através do telefone.

Eu tenho que começar com a pergunta óbvia: como diabos isso começou?
(risadas) Eu tenho feito arte da Kristen Stewart há anos. Então, alguém em alguma festa sugeriu que eu deveria fazer um grupo para a KStew. Eu ri porque não achei que ninguém que eu conhecesse estaria interessado mas, imediatamente duas ou três pessoas em minha vizinhança disseram: ‘Você está brincando? Eu adoraria fazer algo em relação a Kristen Stewart.” Nas semanas seguintes, eu rapidamente encontrei 50 artistas que não apenas concordaram em participar como também estavam animados em fazer isso.

Porque você é tão obcecada?
Isso soa arrepiante, mas eu apenas curto olhar pra ela, e pensar muito nisso. Mesmo quando ela era uma criança em ‘O Quarto do Pânico’, ela sempre simplesmente se parecia muito, muito cansada. Parece que ela tem uma alma velha. Tem algo na presença dela nas câmera e como ela se leva. Ela é muito intrigante. Muitas vezes, parece que ela não dorme por dois dias e é animador pensar sobre: ‘O que você estava fazendo? Porque esteve acordada por tanto tempo? No que estava pensando?’. Não tenho interesse nas fofocas sobre ela. Aposto que a vida atual dela não é tão interessante quanto a da pessoa que construi em minha cabeça.
Ontem, alguns fãs de Twilight estavam bravos com a mostra e postaram um comentário maldoso que não estavamos homenageando Kristen Stewart mas sim uma caricatura dela que eu construi em minha mente devido a minha ‘paixão assustadora’…o que é quase verdade. Aquela pessoa aleatória e nervosa meio que apontou isso. Daí eles prosseguiram me chamando de vilã ou algo parecido.

Você sofreu críticas de twi-hards e de não fãs certo?
Estou surpresa de quanto! Eu acabei de pensar como isso seria engraçado. Eu recebi material de artistas hipster dizendo, ‘Porque você está fazendo isso? Ela é uma péssima atriz. Ela é chata. Ela é apenas esta super-exposta garota de Twilight.’ Dai eu recebo coisas de fãs de Kristen Stewart que acham que eu estou apenas a explorando pra me beneficiar. Isso é hilário para mim porque eu nunca me beneficiei dessas exposições.
Alguns ficaram realmente bravos com os retratos de nu, que eu nem pensei antes. Alguns comentaram: ‘Ok, se você mostrar os seios da Kristen mas por favor não mostre a virilha dela.’ Quer dizer, que diabos isso significa? Você sabe que são fotos certo? Que são as interpretações dos artistas. É por diversão. A Kristen Stewart não se importaria com esta mostra, te garanto. Alguns fãs dela estavam dizendo, ‘Por favor, pegue autorização dela. Só é certo fazer esta mostra com permissão dela.’ Eles a tratam como se ela fosse uma garota pobre, jovem e desamparada.

Com qual contribuição você mais ficou impressionada?
Kirsten Lepore fez alguns ‘dildos’ e vibradores com a cabeça da Kristen neles. A semelhança é incrivel. Eles são lindos. Eu não olho para esses ‘dildos’ e os vejo como escroto. Muitas pessoas chamaram esta mostra como uma zombaria irônica, que é o oposto do que eu queria. Eu fiquei tão deprimida. Eu não fiz isso para tirar sarro de ninguém. A mostra é sobre afeto.

Aonde você vê a linha entre ‘fã arte’ e esta exibição?
Eu acho que na verdade não tem uma linha, tem? Eu ainda considero o que eu faço como fã arte porque por definição é. Fã arte não é definida pela qualidade. Alguns dos artistas da exposição não são necessariamente tão fãs quanto eles a acham bonita como tema. Eu acho que na mente de muitos, porém, o termo ‘fã arte’ desmerece porque eles imaginam que é feito por alguém sem preparo, mas esta é a suposição errada.

Você continuaria fazendo arte da Kristen Stewart ou esta mostra extinguiu sua sede por isso?
Eu estou começando um blog chamado ‘Muchos KSTEW’, aonde eu vou postar toda a arte desta exibição e aceitar envios online. Eu simplesmente amo a ideia de um blog dedicado exclusivamente a arte inspirada por ela.

>>> Você pode conferir 10 obras da exposição acessando a ‘galeria de imagens’ através da fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião!