segunda-feira, 6 de junho de 2011
CONFIRA ANÁLISE COMPLETA DO TRAILER DE ‘AMANHECER – PARTE 1′
O momento tão aguardado pelos fãs chegou: a estreia do trailer de ‘Amanhecer’. Sem dúvidas foi um dos assuntos mais comentados do ano pela imprensa. Aqui tem uma análise (bem divertida por sinal) do site Terra, onde eles falam cena-a-cena do vídeo.
Antes de mais nada é preciso dizer: essa coisa de lançar trailer é muito antiga. A moda agora é vazar trailer. Afinal de contas, pense no alcance dramático de alguém que avisa que vai chegar. Agora no alcance dramático de alguém que simplesmente bate na porta de surpresa. A analogia explica por que vazar trailers, cenas, imagens e cartazes é o novo pretinho básico do cinema. Tendo isto dito, os fãs da saga Crepúsculo já sabem: sim, “vazou” neste último domingo (5) o trailer de Amanhecer – Parte 1. E como as imagens em si já não são mais suficientes para toda a comoção que cada novo flash de cena dessa saga provoca nos fãs, então senta que lá vem uma análise completa desses quase 2 minutos de imagens inéditas.
A primeira cena do trailer engana. A câmera fechada no salto alto que pisa forte no chão mais parece sair de um filme de Pedro Almodóvar. O que na verdade só nos prova que o que vem pela frente é não é apenas drama vermelho sangue. É drama vermelho batom. Vemos uma ilustre desconhecida levar numa bandeja de prata um envelope. E claro, trata-se do convite de casamento mais esperado do ano, da década, século, quiçá de todos os tempos idos e vindouros. A ex Kate Middleton e toda família real sofrem um imperceptível derrame de inveja, porque agora, todos os olhos se voltam para Isabella Marie Swan e seu príncipe encantado, o vampiro purpurinado e vegan.
Mas calma, até Bella e Edward surgirem em cena tem muita crise. Por ordem, vemos alguns dos convidados da festa: a família Volturi (os vampiros do mal), o pai de Bella (o bigodudo que tem duas camisas xadrez no armário), a mãe de Bella (a mulher que mora sempre dentro de algum papel de parede paradisíaco) e ele, sim, ele, podem gritar: Jacob. Pausa para a histeria. De novo: ele, Jacob. A força épica do personagem é tanta que é melhor dedicar um parágrafo inteiro ao moço.
Pois bem, Jacob surge em cena abrindo a porta de sua casa. Chove lá fora, mas não faz frio não. Porque o menino-lobo ferve de ódio e, com a ajudinha dramática da água de mangueira cinematográfica que chora as lágrimas que ele não consegue verter, Jacob joga o convite de casamento “na chón”, como diria Dona Armênia, e faz a única coisa que seu personagem sabe fazer diante de qualquer conflito pessoal: tira a camisa. Nova pausa para a histeria. Eis então que logo vemos o descamisado virar lobo. O que nos leva a pensar que Jacob é quase uma versão masculina de Shakira…mas essa é outra conversa.
O pai do menino olha para o envelope que o filho jogou no chão e vemos finalmente o convite impresso, imagem que, podem apostar, será decalcada em vários outros convites de casamento daqui a alguns poucos anos. Entra o fade e a Summit Entertainment convida o espectador para o casamento em si. Vemos então a imagem de gigantes arranjos de flores decorados de pequenas pessoas. Os convidados se voltam para a câmera e, lá no fundo, Edward também não consegue desviar sua atenção da lente. A câmera, claro, é Bella.
Foco então no anel da noiva. Fecha a cena. Foco na tiara da noiva. Fecha a cena. Foco no sorriso do noivo. Com tanto suspense, a essa altura só uma dúvida paira no ar: será que é um vestido Vera Wang, Carolina Herrera, Christian Lacroix, Dior, Oscar De La Renta ou Vivienne Westwood? Ops, filme errado, a vampiragem de Sex and the City era só com as vitrines mesmo. De volta ao trailer que interessa, vemos então a câmera passear devagar por trás de Edward e, ah, surge ela, Bella, a noiva que pode até ter aprendido a acenar para os plebeus, mas ainda não consultou um médico sobre aquele velho probleminha de respirar pela boca.
Mas se você achava que não tem como ficar melhor, é aí então que vemos a Baía de Guanabara numa daquela tomadas de helicóptero frequentes na novela mais próxima de sua TV. Vemos então os recém-casados em câmera lenta na ferveção da Lapa e o Cristo Redentor, braços abertos sobre a franquia adolescente mais lucrativa desses últimos tempos. É a Rio Filmes com um sorriso de canto a canto (essa última cena não dá pra ver de fato, mas dá pra sentir).
E muita calma nessa hora, porque depois das paisagens mais charmosas do mundo, é claro que as imagens seguintes só podem dar conta da primeira cena de sexo do casal, aquela que Bella aguardava tanto enquanto atravessava noites, imaginamos, mordendo travesseiro. Edward, como é de se esperar, quase destrói o quarto depois de tantas décadas sem dar uma dentro. E na cena seguinte, vemos um quase remake da Lagoa Azul. É o sexo dos virgens voltando a ser moda no cinema.
Naturalmente, como não poderia deixar de ser, os segundos finais do trailer tentam juntar num lugar só todo o resto da história: lutas entre vampiros, Jacob com mais uma camisa baby look, uma briguinha necessária entre ele e Edward e, por fim, Bella chocada com a informação que vampiros também podem engravidar mocinhas desprotegidas. O que, pelo semblante igualmente atônito de Edward, nos leva somente a uma conclusão: o Ministério da Saúde adverte que os mortos-vivos também precisam de camisinha. Ninguém está seguro hoje em dia.
‘Amanhecer – Parte 1′ terá lançamento mundial no dia 18 de novembro
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